Como Atualizar o WordPress Manualmente em 8 passos.

Aprenda de maneira definitiva como atualizar o seu Wordpress da maneira mais segura possível.

Post Atualizado em 29 de janeiro de 2023

Atualizar wordpress manualmente Como Atualizar o WordPress Manualmente em 8 passos.
Saiba Como atualizar o WordPress manualmente e da maneira correta, para evitar dores de cabeça com os erros que podem ocorrer durante o processo.

Quer saber como Atualizar o WordPress Manualmente sem ter os problemas que geralmente ocorrem nessa ação?

Existe uma “regra” dentro dessa atividade nos sites feitos em WordPress, pois devido ao histórico, isso já gerou muita dor de cabeça nos usuários da plataforma.

Então vamos aqui, pontuar em alguns passos todo o procedimento e a melhor forma de atualizar o WordPress manualmente.

Vamos lá?


1 – O Bom e Velho Backup:

faça backup

Primeiro vamos à ação que garante nossa sobrevivência neste ramo.

Pois aqui neste procedimento de atualizar o WordPress manualmente podem ocorrer erros de vários tipos e o backup evita que percamos a base do projeto e evita também, a dor de cabeça que é o site ficar com problemas até descobrirmos o que é.

Sugiro que verifique o backup na hospedagem:

Veja se a hospedagem fornece, ao existirem algumas que cobram, então observe na hospedagem primeiro.

Mas mesmo assim, faça por conta usando algum plugin como o All in One Wp Migration. Segurança nunca é demais.

Bom Backup feito, vamos lá.


2 – Use a ferramenta WP Rollback:

wp rollback plugin wordpress Como Atualizar o WordPress Manualmente em 8 passos.

Aqui é uma dica dependendo da importância do projeto ou caso você não tenha um Backup na Hospedagem. Essa ferramenta te dá o poder de após atualizar algum plugin, você poder voltar para versões anteriores e assim deixar na versão que o funcionamento continue certo.

Às vezes as Últimas versões dão problemas:

Então a vezes você precisará “semiatualizar” seu site e esperar alguns dias para de fato atualizar de maneira definitiva o seu WordPress ou esperar mesmo uma nova atualização.

É Bom cogitar usar.

Bônus: Use o WP Reset Pro

O plugin WP Reset Pro, oferece uma ótima função de reverter as alterações feitas no banco de dados após uma atualização de plugin.

Sendo assim, para aumentar ainda mais a segurança do procedimento, atualize os plugins e temas do seu site usando o Wp Reset Pro.

A função do plugin é que caso ocorra algum problema após uma atualização, o plugin cria um ponto de restauração que pode ser restaurado com um clique, desfazendo o que acabou de fazer.

3 – Use a função de Staging:

use um ambiente de testes no wordpress 1 Como Atualizar o WordPress Manualmente em 8 passos.

Staging, é uma função para se criar um ambiente de testes para o seu site. Essa função faz uma cópia dele e o armazena em uma pasta a parte do seu site principal.

E para o que isso serve?

1 – Bom, isso serve, pois a partir desta ação, você pode fazer alterações neste site de testes sem que as alterações influenciem no seu site online, dessa maneira os testes podem ser feitos em horários comerciais e também evitar problemas que possam acontecer e prejudicar os donos dos sites.

2 – Porém essa função ainda tem outra coisa ótima, sendo o fato de poder jogar a atualização por cima do site original, sendo assim, você pode atualizar de fato o seu site somente quando tudo está ok. E é para isso que ela serve e é tão boa.

  • Essa função tem no cPanel, caso sua Hospedagem não forneça, existe um plugin que faz para WordPress, chamado WP — Staging.

4 – Atualização do Tema:

atualize os temas do wordpress Como Atualizar o WordPress Manualmente em 8 passos.

E como atualizar os temas do WordPress?

A Primeira questão que seria mais segura por ordem é a de atualizar o tema usado no seu site, pois em tese é o de maior compatibilidade com os outros pontos do WordPress: PHP, Core e Plugins.

Basta clicar em atualizar no aviso na aba Aparência > Temas. Caso seja um tema externo, suba o arquivo após clicar em Adicionar novo.

Seria o mais seguro para começar:

Um detalhe aqui está em se o seu tema foi modificado na parte de códigos, caso tenha sido a atualização poderá desfazer essas modificações, então se ocorrer algum erro pode ser devido a isso.

Para resolver tente instalar um tema filho, assim quando atualizar, o tema base não muda, somente o filho será alterado.


5 – Atualização do Core do WordPress:

como atualizar o wordpress manualmente webtom Como Atualizar o WordPress Manualmente em 8 passos.

Segundo ponto de fato da atualização do site é atualizar a versão do WordPress.

Também não se deve encontrar muitos problemas aqui, pois a base tem uma grande chance de compatibilidade com o restante das ferramentas e também muitas pessoas já usam mesmo que se tenha pouco tempo de lançamento.

Nossa sorte é que existem entusiastas na plataforma e isso ajuda com que a gente veja o que ocorreu com eles antes de atualizar.

Veja na página do WordPress qual a versão atual do sistema: WordPress Download


6 – Atualização dos Plugins:

atualize os plugins do wordpress Como Atualizar o WordPress Manualmente em 8 passos.

E como atualizar os plugins do WordPress?

Basta clicar em atualizar no aviso da aba plugins. Ou caso seja um plugin externo, basta subir o arquivo por cima do instalado após clicar em Adicionar Plugin.

Porém, aqui o cuidado real começa, deve ser feito um por um e o teste dos locais onde eles são usados devem ser feitos sempre após a atualização manual do mesmo.

Por exemplo:

Atualizará o plugin de LGPD, veja como está sendo exibido o aviso de cookies tanto no Desktop quanto no Mobile.

Seria assim, atualizou, testou.

Mas segue a dica da WEBTOM:

Primeiro atualize os plugins de ferramentas isoladas, LGPD, WhatsApp, formulário, pois assim você consegue ser mais objetivo onde ele muda.

Segundo atualize os plugins que definem projetos, Woocommerce, Learndash, Crocoblock, pois eles definem uma parcela maior das funcionalidades, então precisa de mais atenção se tudo está ok.

Terceiro e último, os plugins construtores de páginas, Elementor, Spectra, Divi e outros. Esses geralmente são nossos vilões e às vezes nem conseguimos ver tudo o que ele muda, às vezes levam dias até identificarmos possíveis problemas, por isso os últimos devem ser estes.


7 – Atualização do PHP:

atualizar php wordpress cpanel Como Atualizar o WordPress Manualmente em 8 passos.

E como atualizar o PHP do WordPress?

Por fim, o PHP, porque aqui o erro pode ser geral e impedir o seu site de abrir simplesmente pelo fato da troca da versão do PHP.

Porém, caso você tenha algum problema desse tipo, volte ao seletor de PHP e reverta para a versão que você estava e espere até o pessoal da hospedagem instalar tudo necessário para o site rodar.

Outra coisa caso o erro apareça é: entrar em contato com o seu suporte da hospedagem.

Os erros aqui geralmente acontecem por falta de módulos na hospedagem, mas por sorte se pode voltar a versões anteriores sem maiores dificuldades, mas vale a pena deixar por último.


8 – Se puder, faça fora do horário comercial:

Não se questione muito não, prefira atualizar o WordPress manualmente fora do horário comercial, pois às vezes o seu serviço afeta vendas dos produtos ou serviços do seu cliente e erros fora do horário comercial são resolvidos com mais calma. Por isso nossa recomendação.


Como atualizar o WordPress Manualmente: Resumo

  • Faça um Backup.
  • Utilize ferramentas de Prevenção de Problemas.
  • Atualize o Tema.
  • Atualize a versão do WordPress.
  • Atualize os Plugins.
  • Atualize o PHP.

Lembrete: Todos os itens citados então inclusos no nosso serviço de Atualização de Sites para Wordpress.


Pronto, agora você pode atualizar o seu projeto sem medo:

Passos necessários para atualizar o WordPress Manualmente, lembrando que não somos responsáveis pelos erros ocorridos, façam por sua conta e risco.

Caso tenha o receio, entre em contato conosco que podemos te ajudar, ou se quiser saber mais sobre como executamos esse projeto e o preço que cobramos, visite a página de Atualização WordPress.

Agora, se você ainda se sente perdido:

Aconselhamos que não faça a atualização por conta, alguns erros ocorrem ocasionalmente no processo. Mas caso aconteça também podemos ajudar.


Entre com Contato Conosco caso precise de ajuda.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Serviços de Criação de Artes da WEBTOM Plugins que podem salvar o seu WordPress de erros e quebras de sistema Seu site WordPress, pode estar vulnerável! | Atualize estes plugins Como escolher uma boa Hospedagem para WordPress Como Otimizar meu WordPress | 6 Dicas Valiosas Quanto custa para manter um Site WordPress na WEBTOM? Como proteger seu Site WordPress em 5 passos | WEBTOM Dicas